Blog

Série Autonomia em Questão I: o levante da extrema-direita

A Editora Autonomia Literária convida seus leitores, colaboradores, autores e  entusiastas a contribuírem com reflexões sobre o levante da extrema-direita no Brasil e no mundo para publicar no blog da editora. Fiel à sua missão de refletir sobre os mais polêmicos, urgentes e essenciais debates políticos, a Autonomia Literária não pode permanecer alheia a este tema que vem reconfigurando o modo de se pensar e fazer política.

Chamada

O mundo mudou mais rápido do que pudemos entender.  Movimentos extremistas de direita têm tomado as ruas, espaços virtuais e institucionais de governos em diversos países. Discursos que muitos acreditavam ter ficado no passado, como o elogio ao extermínio, exaltação da tortura, apologia a ditaduras e questionamentos obscurantistas do conhecimento histórico e científico ressurgem com força.

Não apenas a ideia de democracia está ameaçada por líderes e movimentos desse tipo, mas direitos e conquistas de minorias que, até bem pouco, vinham ganhando visibilidade política e ocupando espaços de poder. O capitalismo parece ter abandonado seus discursos simpáticos e conciliadores para assumir, de vez, uma faceta autoritária.

A série O levante da extrema-direita pretende criar um espaço de reflexão acerca desse novo momento político, pela circulação de textos em diversos formatos (ensaios não-acadêmicos, reportagens, relatos, crônicas, etc…) sobre as novas formas de populismos de direita, conservadorismos, neofascismos e movimentos afins.

Os textos serão elaborados tanto por convite dos editores como pela chamada aberta.
Esperamos uma troca intensa entre os editores e a pessoa propositora do texto. Dessa forma, são bem vindos tanto textos já prontos quanto ideias a serem desenvolvidas.

Escreva para: albuquerque.hugo.aul@gmail.com com o tema [O levante da extrema-direita].

Em breve, publicaremos os primeiros textos.

Observação: o presente chamado é uma proposta militante e voluntária, um convite à reflexão no qual nem a Autonomia Literária, nem o idealizador do projeto auferem ganhos monetários diretos. Não se trata, portanto,  de uma atividade remunerada, nem para os editores nem para os autores.

Um projeto de Hugo Albuquerque, Cauê Ameni (editores e fundadores da Autonomia Literária) e Fábio Zuker (co-editor da proposta)

Um comentário sobre "Série Autonomia em Questão I: o levante da extrema-direita"

  1. Para essa reflexão e debate uma sugestão para a editora Autonomia Literária é publicar o livro Labirintos do Fascismo do genial João Bernardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.