Blog

BAIXA O SEU JORNAL!
BAIXA O SEU JORNAL!

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FLIPEI 2024 EM SP!

Festa Literária Pirata das Editoras Independentes traz Stédile, Erika Hilton, KL Jay, Renato Freitas, jornalista palestino, filósofa trans e muito mais atrações gratuitas no coração de SP.

Após 6 edições realizadas em Paraty,  paralelamente à FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), a Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (FLIPEI) desembarca pela primeira vez na selva de pedra, nos dias 2, 3 e 4 de agosto!

Nossa embarcação irá atracar na Central 1926, localizada no histórico bairro de lutas do Bixiga, em frente ao Terminal Bandeira, para navegar no pensamento crítico e movimentar as ideias com mesas e debates que ventam rumo à revolução antifascista!

Durante 3 dias, o público terá ACESSO GRATUITO a uma programação com mesas, entrevistas, debates komunais, feira de livros, rádio pirata e muito mais!

Espere por nomes como Guilherme Boulos, Érika Hilton, o jornalista palestino e correspondente de guerra Mohammed Omer, Rita Segato, a mais importante feminista decolonial da América Latina e a pensadora trans McKenzie Wark, trazendo novas formas de pensar a cultura, a economia e a sociedade na era digital.

A causa palestina, a descriminalização do aborto, a privatização das escolas e literatura utópica serão alguns dos temas que prometem acalorar os debates.

Para financiar toda essa programação ABERTA e GRATUITA, estamos vendendo ingressos para dois bailes com grandes nomes da subversão rítmica e um arsenal sonoro que mistura hip-hop, rap, funk, afro-beats, eletrônico e muito mais! Os bailes noturnos acontecem nas noites de sexta e sábado, das 23h às 5h.

Na sexta-feira, tocam KL Jay, BNegão Bota o Som e DJ Ray. no sábado, um line-up 100% trans com talentos que estão despontando no cenário nacional, como a produtora musical e multi-instrumentalista Malka, nome em plena ascensão no cenário eletrônico e underground, a cantora e compositora Sodomita, o maior nome do grime brasileiro e a DJ Bassan, um dos maiores nomes do house-funk que promete não deixar ninguém com o bumbum a menos de 20 cm do chão – aliás, até McKenzie Wark, especializada na confluência entre anti-capitalismo e música eletrônica, deve garantir uma performance literária na noite. Além de Lau e King de Xangô do coletivo Fuleragi, fazendo as pedras tremerem. 

O “P” da FLIPEI é de Pirata

“Mas por que São Paulo? Vocês não vão para Paraty?”

Desde que anunciamos que a FLIPEI24 será em São Paulo, essa é uma pergunta recorrente. Embora tenhamos nos tornado a maior casa parceira da FLIP nos últimos tempos, o “P” da FLIPEI é de Pirata. À margem esquerda do rio Perequê-Açu nascemos com nossa embarcação cheia de livros e ideais e por ali crescemos. E crescemos tanto a ponto de chamar a atenção não só do público, mas também das autoridades, que interromperam, no ano passado, 12 horas da nossa programação. Você pode se inteirar melhor aqui.

O lado bom disso é que, este ano, diversas pessoas que nunca conseguiram frequentar nosso evento por conta da dificuldade de acessar Paraty, terão essa oportunidade. Continuamos realizando nossa intervenção em um patrimônio histórico: agora estamos na Central 1926 – Embaixada Cultural, no Bixiga. E é com toda a alegria que a luta requer que convidamos você a se juntar à tripulação rebelde da FLIPEI e levantar a bandeira antifascista.

Quem vem?

Com uma programação intensa, politizada e explosiva, vamos navegar no pensamento crítico e movimentar as ideias com mesas e debates comandados por importantes personalidades das ruas, das letras, da academia, das aldeias, da política, das artes e de todas as áreas que ventam rumo à revolução! 

Do cenário nacional, contamos com a presença de grandes lideranças, como a Deputada Federal Erika Hilton; Pedro Stédile, dirigente do MST; David Dias, Babalorixá e Mestre em Ciência da Religião e a Educadora Ivanilde Kerexu, liderança Guarani da Costa Verde São Paulo-Rio de Janeiro. 

Já entre as convidadas e convidados de fora do país, estão a antropóloga, feminista e professora argentina Rita Segato, reconhecida por suas contribuições nos estudos entre gênero, racismo e colonialidade junto aos povos indígenas e comunidades latino-americanas;  o jornalista, escritor palestino e correspondente de guerra Mohammed Omer e McKenzie Wark, uma das vozes mais instigantes e transgressoras dos nossos tempos, que propõe uma nova forma de pensar cultura, economia e sociedade na era digital.

Tudo isso com a atmosfera da famosa FEIRA PIRATA, que reúne dezenas de editoras independentes e suas variedades de títulos.

PARA REALIZAR TUDO ISSO, A FLIPEI PRECISA DE VOCÊS!

E você pode ajudar apoiando:
🏴‍☠️ NOSSA CAMPANHA (https://flipei.abraceumacausa.com.br) Aqui, além de ingressos, você ganha nosso pôster e outros brindes piratas belérrimos!

Programação FLIPEI 2024

Sexta (02/08) – Debates Komunais (primeiro andar)

19h – Como Reconstruir Nossas Cidades Diante dos Desafios do Século XXI, com Guilherme Boulos, Matheus Gomes, Raquel Rolnik, Ronaldo Santos, Ivanildes Kerexu, Vaguinho de São Gonçalo e Gabriela Varella. Intervenção poética de Mariana Félix.

21h30 – Sessão de autógrafos

23h – 05h  Baile, com Kl Jay, BNegão Bota Som e Dj Ray.

Ingressos para o Baile sexta: https://www.zig.tickets/eventos/baile-pirata-sexta 

Rádio Pirata (piso térreo)

18h – Atina Pra Isso! com David Dias

19h – Molotov Sonoro

21h30 – Hiato Expandido com FTMM

22h – Slam da Guilhermina

Sábado (03/08) – Debates Komunais (primeiro andar)

11h – Como barrar a extrema direita e o golpismo militar, com Luciana Genro, Vivian Mendes, Baruq, Jones Manoel e Vitória Lobo.

12h30 – Sessão de autógrafos com autoras e autores

13h – Histórias que deliram e forjam o amanhã, com Midria, Wesley Barbosa, Israel Neto, Manuella e Talita (Laboratório de Educação Anarquista) e Jéssica Balbino.

14h30 – Sessão de autógrafos com autoras e autores

15h – Trabalho e precarização da vida, com Débora Lima (MTST), Juliane Furno, Junior Freitas e Marcos Morcego.

16h30 – Sessão de autógrafos com autoras e autores

17h – Os silêncios que os quadrinhos narram: HQs e subversão, com Carol Ito, João Pinheiro, Sirlene Barbosa, Vitor Teixeira e Pedro Silva.

18h30 – Sessão de autógrafos com autoras e autores

19h30 – Hackeando os corpos e o capital, com McKenzie Wark, Jonas Maria, Erika Hilton e Eduarda Camargo.

21h30 – Sessão de autógrafos com autoras e autores

23h Bailão com Malka, McKenzie Wark, Lau & McKenzie Wark, King de Xangô, Sodomita e Bassan

Ingressos para o Bailão em: https://www.zig.tickets/eventos/baile-pirata-sabado  

Rádio Pirata (piso térreo)

11h – Molotov Sonoro

12h – Aquilo que sei e não sei: sobre mover a dura certeza, com Carolina Canteli

12h30 – Rabiscos com Carol Ito

13h30 – Molotov Sonoro

14h30 – Quem faz amor faz barulho, com Bruna Lucchesi

15h30 – Aquilo que sei e não sei: sobre mover a dura certeza, com Carolina Canteli 

16h – Provocações com Lindener Pareto e Neon Cunha

17h – Rabiscos com Jones Manoel

18h – Balanço e Fúria com Camilo Rocha

19h – Set Camilo Rocha

19h30 – Molotov Sonoro

21h30 – Intercomunal Discos

Domingo (04/08) – Debates Komunais (primeiro andar)

11h – Guerra Climática: o futuro era só isso mesmo? com Jerá Guarani, Luiz Marques, João Pedro Stédile, Helena Taliberti e Bebel.

13h – Direito ao Aborto e a Autonomia dos Corpos com Útero com Rita Segato, Marina Alefre, Luka Franca e Manoela Miklos.

15h – Lutar para Impedir a Militarização e Privatização das Escolas com Renato Freitas, Chavoso, Luana Alves e Sofia Lisboa.

17h – Palestina e Holocaustos Coloniais com Mohammed Omer, Erahsto Felício, Soraya Misleh, Débora Silva e Joselício Junior

19h30 – Baile Gratuito: Que matinho é esse? com Pensanuvem e Carol Barbosa

Rádio Pirata (piso térreo)

11h – Outro Mercado é Possível com Gomo Coop

12h – Antinomia com Biblioteca Terra Livre

12h30 – Samy Ayby Buyê: Memória do Fogo com Nathalia Cariri

13h30 – Balanço e Fúria com Arthur Dantas

14h30 – Radiofusão com Brisa de Souza

15h – Na Vez e Na Voz com Quilombo Periférico

16h – Provocações com Lindener Pareto e Danilo Pássaro

17h – Rabiscos com Amara Moira

18h – Molotov Sonoro com Dj Alessandra

Lançamentos

Sábado (03/08) – Sala no primeiro andar

11h30-12h30 Roda de conversa entre Beatriz Felix e o Coletivo de Escritoras Negras Flores de Baobá, com lançamento dos respectivos livros Quando eu assinei a minha carta de alforria, a liberdade não tinha gosto de liberdade e Das raízes à colheita (ambos da editora Feminas).

13h-14h A Internacional da Lava Jato: imperialismo, nova direita e o combate à corrupção como farsa (Editora Autonomia Literária) com Luís Eduardo Fernandes, Juliane Furno e Mariana Davi.

14h30-15h30 Periferias no Plural (Fundação Perseu Abramo e Reconexão Periferias) com Jaqueline Lima Santos, Gabriela Costa e Giovanna Olinda

17h30-19h30 Economia Solidária Digital (Fundação Rosa Luxemburgo) com Aline Os (Señoritas Courier), Lucas Milanez (autor), Gabriel Simeone (Núcleo Tec/MTST), Rafael Grohmann (DigiLabour) e Rachel Gepp (Utópika)

Domingo (04/08) – Sala no primeiro andar

11h30-12h30 Segunda edição do jornal Fase Oral com Helena Viera, Stéphanie Jobst e Lua Nogueira

14h30-15h30 Como ser artista (Editora Seiva) com Pollyana Quintella, Ricardo Fabbrini e Daniel Lameira

16h-17h Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política (Fundação Friedrich Ebert) com Ana Pato e Maria Cristina Quirino

17h30-18h30 Escritores operários (Diversas editoras) com Anízio Batista, Antônio “Tico” Prado de Andrade, Fernando do Ó, Isabel Peres, Roberto Franco, Vicente “Espanhol” García Ruiz, João Chile e Chico Gordo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>