Enquanto o mercado editorial convencional está indo para o vinagre, as editoras independentes vêm ganhando espaço não só no mercado mas também nas convencionais premiações literárias do país. Por conta desse cenário caótica e, ao mesmo tempo, inovador, a Zona Autônoma Literária desta edição pegou carona nos prêmios literários divulgados nas últimas semanas e recebeu Aline Bei, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura (estreantes com até 40 anos) com o livro O Peso do Pássaro Morto (editoras Nós e Edith); e Eduardo Lacerda, editor da Patuá, que venceu o Jabuti na categoria contos com Enfim, Imperatriz, livro de Maria Fernanda Elias Maglio.
Na conversa, a mesa tratou do processo criativo dos autores, da relação entre autores e editoras, das formas de comercialização dos livros, da relevância dos prêmios tradicionais e da vitória de à cidade, de Mailson Furtado, como livro do ano no Jabuti com uma edição totalmente independente, publicada e premiada sem editoras ou selos.
Para ouvir, basta clicar no player abaixo ou encontrar a gente nos feeds de podcast e Spotify.
O podcast é fruto da parceria entre a editora Autonomia Literária e a Central 3. Neste programa, tivemos a apresentação de Paulo Junior, condução de Cauê Ameni e Rafael Limongelli, leitura de Thaís de Almeida Prado e produção de Daniel Corral.