Sem catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero

Autor: Daniel Santini
Prefácio: Andreas Behn
Preparação e revisão: Hugo Maciel de Carvalho
Projeto gráfico, capa e ilustrações: Rodrigo Corrêa
Diagramação: Biana Fernandes
ISBN: 978-65-5497-034-1
ISBN da Fundação Rosa Luxemburgo: 978-65-89834-10-6
Ano: 2024
Páginas: 200
PRÉ-VENDA / O LIVRO SERÁ ENVIADO EM OUTUBRO E O LANÇAMENTO SERÁ 28/09

R$50.00

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Sobre o autor

Daniel Santini

Daniel Santini tem se destacado como um dos principais pesquisadores sobre políticas públicas de Tarifa Zero no Brasil. É autor dos livros Sem Catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero (2024) e Passe Livre: as possibilidades da Tarifa Zero contra a Distopia da Uberização (2019), além de ter sido um dos organizadores do livro Mobilidade Antirracista (2021). Atua como coordenador de projetos na Fundação Rosa Luxemburgo, tendo participado da coordenação de três edições do encontro Transporte como Direito e Caminhos para a Tarifa Zero (Rio de Janeiro 2019, Minas Gerais 2022 e Brasília-DF 2023), principal evento para discussão de políticas relacionadas no país. Nos últimos anos participou a convite de audiências públicas sobre o tema nas Câmaras de Vereadores de São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Garopaba (SC) e na Assembleia Distrital do Distrito Federal (DF), além de ter realizado visitas técnicas e estudos específicos sobre os sistemas de Tarifa Zero de Caeté (MG), Caucaia (CE), Formosa (GO), Palmas (TO), Maricá (RJ), São Caetano do Sul (SC) e Vargem Grande Paulista (SP). No exterior, participou de eventos sobre Tarifa Zero na Estônia (2018) e na Bélgica(2023). É mestre e doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), onde estuda políticas universais de Tarifa Zero. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo Internacional pela mesma universidade (2010). Também estudou História na USP. É membro do Grupo de Pesquisa-Ensino-Extensão Rede Mobilidade Periferias (REDEMOPES).

O transporte público coletivo atravessa uma de suas crises mais graves no Brasil. O número de passageiros nas principais redes do país diminuiu em um terço na última década em uma tendência de queda agravada pela Covid-19, mas anterior a ela. Com a derrrocada, o modelo de financiamento baseado na remuneração por passageiros quebrou. Mesmo a estratégia de operar os sistemas sempre no limite, mantendo ônibus, metrôs e trens superlotados, não tem sido mais suficiente para fechar as contas. Com a concorrência desleal dos aplicativos, que operam baseados na falta de regulamentação e na exploração de trabalho precarizado, junto ao aumento da motorização, o horizonte é o pior possível.

A crise, porém, abriu caminho para uma nova realidade: a Tarifa Zero. Defendida por movimentos sociais há duas décadas, a política está presente de maneira universal em mais de 100 cidades, beneficiando mais de 5 milhões de pessoas. O passe livre surge como a melhor opção para não apenas reverter a queda do volume de passageiros, mas também aprimorar e melhorar as redes existentes. O livro, baseado em um trabalho obsessivo de mapeamento, estudo e acompanhamento das experiências, conduzido pelo pesquisador Daniel Santini, apresenta o quadro atual mais completo sobre o tema no Brasil. Ainda, ao falar do fim das catracas, trata também de questões sociais, ambientais e humanas, relacionado alguns dos principais desafios e possibilidades para a mobilidade urbana. Um convite a pensar, questionar e imaginar distopias e utopias.


 

Este livro de Daniel Santini é absolutamente completo e aborda praticamente todos os aspectos da mobilidade e da Tarifa Zero nos transportes coletivos urbanos. Com dados de experiências concretas de mais de cem cidades brasileiras, o texto evidencia a importância social de se superar as catracas. Ao possibilitar a mobilidade efetiva de toda a população, indiferentemente às condições sociais e individuais, a Tarifa Zero contribui para a igualdade real entre os mais variados seres humanos.

O autor analisa a fundo como são equivocados os modelos que, desde o início, regulam as concessões no país. Detalha e problematiza a remuneração do serviço baseada no número de pessoas transportadas, e não no custo real do deslocamento dos veículos. Passageiro é receita, e não custo, e tal distorção serve como incentivo à superlotação. Quanto mais gente em cada veículo, mais rendosa é a viagem para o operador, um problema que não vem de hoje. A primeira concessão no país, não custa lembrar, foi em 1817, feita por Dom João VI no Rio de Janeiro.

O texto apresenta e esclarece de forma ampla o que vem a ser a Tarifa Zero, além de abordar integralmente questões-chave relacionadas à mobilidade urbana. Daniel Santini, com mais este livro, completa a compreensão de pontos fundamentais relacionados ao transporte de pessoas nas cidades, incluindo aspectos individuais e socioeconômicos de nossa sociedade. Vale a pena ler e difundir esse excelente trabalho de Santini. Aproveitem!

— Lucio Gregori, engenheiro, ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo e idealizador da Tarifa Zero

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