Blog

Economia marxista em linguagem acessível

Um livro de introdução à economia com uma visão de esquerda, acessível para não economistas, que trata da realidade brasileira e desmonta mitos econômicos do debate público.

Estudar economia também é um processo de autoconhecimento. Somos testemunhas da história e condicionados por uma determinada forma de organização social. Nosso lugar nessa organização, o papel que exercemos e a parte que nos cabe podem ser melhor compreendidos com a economia.

Em uma sociedade desigual como a nossa, a linguagem econômica dominante serve para legitimar nosso modo de organização, naturalizar desigualdades e privilégios, promover o individualismo, esvaziar as responsabilidades coletivas e minimizar o papel do governo.

Este livro busca dar sua modesta contribuição para transformar essa realidade ao sistematizar e hierarquizar o conhecimento econômico básico para que este sirva de instrumento para compreensão crítica da economia brasileira e internacional. Trata-se de um livro acessível para não economistas que, apesar de introdutório em vários aspectos, também indica caminhos para aprofundamento nos diferentes temas tratados por meio da indicação de livros, filmes e outros conteúdos.

A produção deste livro deu-se a partir do curso de ensino a distância “Economia para Transformação Social”, promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) em 2021, em plena pandemia, e que reuniu milhares de inscritos. Dado o sucesso do curso e a demanda por materiais didáticos com uma visão crítica em economia, este livro adapta o espírito do curso para a linguagem escrita, com auxílio didático das ilustrações da Gazetinha da Guanabara, e aproveita sua estrutura dividida em quatro partes e 16 capítulos.

A primeira parte do livro contém elementos teóricos e conceituais sobre Economia Política, ferramentas analíticas úteis para a interpretação da realidade econômica. Já a segunda parte do livro analisa as transformações do capitalismo internacional em um sobrevoo panorâmico que vai do século XIX aos dias atuais. O Brasil é tema da terceira parte que enfatiza a evolução recente da economia brasileira e termina com a proposição de um modelo econômico socialmente justo e ambientalmente sustentável. Por fim, a última parte busca desmontar mitos econômicos de forma a servir como insumo para a disputa de narrativas que acontece no debate público.

“Este livro sistematiza e hierarquiza o conhecimento econômico básico para que este sirva de instrumento para a interpretação da realidade econômica. Trazemos elementos teóricos e conceituais, discutimos a história do capitalismo internacional e a evolução da economia brasileira. Além disso, desmontamos alguns mitos econômicos presentes no debate público.”
– Juliane Furno

“O nosso objetivo é mostrar como a sociedade funciona, suas injustiças, suas relações de exploração e apontar caminhos para a transformação social. Trata-se de um livro de introdução à economia, acessível para não-economistas e maravilhosamente ilustrado pela Gazetinha da Guanabara!”
Pedro Rossi

Economia para transformação social: pequeno manual para mudar o mundo
Autores: Juliane Furno e Pedro Rossi
Ilustrações: Gazetinha da Guanabara
Editoras: Fundação Perseu Abramo e Autonomia Literária

Clique aqui e garanta já o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux