Blog

Economia marxista em linguagem acessível

Um livro de introdução à economia com uma visão de esquerda, acessível para não economistas, que trata da realidade brasileira e desmonta mitos econômicos do debate público.

Estudar economia também é um processo de autoconhecimento. Somos testemunhas da história e condicionados por uma determinada forma de organização social. Nosso lugar nessa organização, o papel que exercemos e a parte que nos cabe podem ser melhor compreendidos com a economia.

Em uma sociedade desigual como a nossa, a linguagem econômica dominante serve para legitimar nosso modo de organização, naturalizar desigualdades e privilégios, promover o individualismo, esvaziar as responsabilidades coletivas e minimizar o papel do governo.

Este livro busca dar sua modesta contribuição para transformar essa realidade ao sistematizar e hierarquizar o conhecimento econômico básico para que este sirva de instrumento para compreensão crítica da economia brasileira e internacional. Trata-se de um livro acessível para não economistas que, apesar de introdutório em vários aspectos, também indica caminhos para aprofundamento nos diferentes temas tratados por meio da indicação de livros, filmes e outros conteúdos.

A produção deste livro deu-se a partir do curso de ensino a distância “Economia para Transformação Social”, promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) em 2021, em plena pandemia, e que reuniu milhares de inscritos. Dado o sucesso do curso e a demanda por materiais didáticos com uma visão crítica em economia, este livro adapta o espírito do curso para a linguagem escrita, com auxílio didático das ilustrações da Gazetinha da Guanabara, e aproveita sua estrutura dividida em quatro partes e 16 capítulos.

A primeira parte do livro contém elementos teóricos e conceituais sobre Economia Política, ferramentas analíticas úteis para a interpretação da realidade econômica. Já a segunda parte do livro analisa as transformações do capitalismo internacional em um sobrevoo panorâmico que vai do século XIX aos dias atuais. O Brasil é tema da terceira parte que enfatiza a evolução recente da economia brasileira e termina com a proposição de um modelo econômico socialmente justo e ambientalmente sustentável. Por fim, a última parte busca desmontar mitos econômicos de forma a servir como insumo para a disputa de narrativas que acontece no debate público.

“Este livro sistematiza e hierarquiza o conhecimento econômico básico para que este sirva de instrumento para a interpretação da realidade econômica. Trazemos elementos teóricos e conceituais, discutimos a história do capitalismo internacional e a evolução da economia brasileira. Além disso, desmontamos alguns mitos econômicos presentes no debate público.”
– Juliane Furno

“O nosso objetivo é mostrar como a sociedade funciona, suas injustiças, suas relações de exploração e apontar caminhos para a transformação social. Trata-se de um livro de introdução à economia, acessível para não-economistas e maravilhosamente ilustrado pela Gazetinha da Guanabara!”
Pedro Rossi

Economia para transformação social: pequeno manual para mudar o mundo
Autores: Juliane Furno e Pedro Rossi
Ilustrações: Gazetinha da Guanabara
Editoras: Fundação Perseu Abramo e Autonomia Literária

Clique aqui e garanta já o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

BEM-VINDOS AO SITE DA AUTONOMIA LITERARIA

Assine nossa newsletter e receba descontos, lançamentos e vídeos!

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Autonomia Literária will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux