Blog

Confira o arsenal da Autonomia Literária para 2019

Como chegamos na beira deste precipício com a maior conjuntura neofascista dos últimos anos batendo em nossa porta? Crise, austeridade, populismo de direita, crise migratória, milicos com sede de poder, racismo institucionalizado, implosão da esquerda e aparelhamento do judiciário são alguns elementos dessa trama — que, por coincidência ou força do destino, são as temáticas que versam nosso catálogo para 2019. 

Para entender essa conjuntura caótica, vamos publicar uma turma de peso para dissecar essa hecatombe na qual nos encontramos. Confira!

Coleção antifascista

  • A revolucionária marxista alemã Clara Zetkin com Como nasce e morre o fascismo.
  • O historiador, e agitador político, Mark Bray, autor do já clássico, infelizmente, com Antifa: o manual antifascista.
  • E, para os fãs de HQs, uma aula de história com Antifa em quadrinhos: 100 anos de combatendo o movimento fascista. O livro é desenhado por Gord Hill e roterizado pelo errático historiador Mark Bray. 

Coleção Slam

Para o front poético-literário de nossas trincheiras, estamos preparando uma coleção organizada pelo poeta, slammer e produtor cultural, Emerson Alcade, três livretos que versarão pelos temas da negritude, feminismo, antifascismo e LGBT.

Ciência política

  • A socióloga marxista (UnB) mais temida pelos reaças do Youtube, Sabrina Fernandes, com Sintomas Mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira.
  • O punk anarquista e professor de Relações Internacionais (Unifesp) Acácio Augusto com Anarquia em movimento: o fogo grego na antiglobalização.
  • O sociólogo marxista franco-brasileiro, e uma das principais cabeças da Quarta Internacional, Michel Lowy com A revolução é o freio de emergência: ensaios sobre Walter Benjamin.

Economia e crise

  • O popstar anti-austeridade, blogueiro marxista e ex-ministro do Syriza, Yanis Varoufakis, com Conversa de adultos: minha luta contra o establishment
  • O jornalista e economista marxista Edemilson Paraná com Bitcoin: a utopia tecnocrática do dinheiro apolítico.  

Geopolítica e Oriente Médio

  • As lembranças do sobrevivente armênio que escapou de um dos maiores massacres do século XX, Hampartzoum Mardiros, com A um fio da morte – memórias de um sobrevivente do genocídio armênio.
  • O jornalista, e um dos fundadores do The Intercept, Jeremy Scahill com Drone: assassinos sem alma.

Ficção e autobiografia

  • A autobiografia do primeiro escravo brasileiro a relatar a vida na antiga colonia Mahommah Gardo Baquaqua.
  • O slammer e poeta Emerson Alcalde com Diário bolivariano: um caminho para Carabobo.
  • Porcina D’Alessandro, ativista trans histórica, com Trinta Anos de Prisão: as memórias de Porcina D’Alessandro.

Livro-movimento

  • O maior movimento urbano do país que luta por moradia Movimento dos Trabalhadores Sem Teto com Laboratório de poder popular: as práticas comunitárias do MTST.

Vale lembrar que os títulos ainda são provisórios e podem ser alterado se depender dos intempéries dos editores. E outros livros podem ser acrescentando conforme a temperatura da conjuntura política do país.

Um comentário sobre "Confira o arsenal da Autonomia Literária para 2019"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.