Blog

Lançamento debate: Maio de 1968, a luta continua?

Em maio de 1968, há 50 anos atrás, a França foi sacudida por uma série de protestos que evoluíram para uma greve geral de mais de 7 milhões de trabalhadores. Para comemorar as bodas de ouro da revolta, Autonomia Literária lançou este mês o livro Maio de 68: a Brecha, escritos em 6 mãos por Corneulius Castoriadis, Claude Lefort e Edgar Morin.

Para comentar esta obra e seus paralelos com o Brasil, convidamos Marilena de Souza Chaui (Professora emérita do Departamento de Filosofia da USP) e Franklin Leopoldo e Silva (Professor aposentado do Departamento de Filosofia da USP). Esses professores colaboraram de maneira significativa para o campo de debate sobre o Maio francês e suas ressonâncias mundo afora, estabelecendo, inclusive, paralelos pertinentes com a história brasileira do mesmo período. Soma-se às suas produções teóricas a experiência singular que cada um deles vivenciou enquanto sujeito político situado nesse momento histórico, à época em que eram estudantes. A aliança entre a dimensão do vivido e a reflexão teórica certamente fará desse debate um campo fecundo para as discussões políticas contemporâneas, podendo fomentar a diferentes gerações – antigas e atuais – subsídios para pensar e agir.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.