A Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (FLIPEI), que normalmente é realizada à margem esquerda do rio Perequê-açu em Paraty, acontecerá este ano inteiramente on-line entre os dias 18 e 28 de março, em homenagem aos 150 anos da Comuna de Paris.
Com o tema “Livros e Comunas Para Novos Futuros”, a edição terá 56 horas de programação virtual, com direito a conferências, bate-papos, apresentações musicais e a feira do livro com descontos imperdíveis que abarca mais de 100 editoras independentes.
A Flipei 2021 conta com a presença de intelectuais, ativistas e artistas, como Rita Von Hunty, Padre Júlio Lancellotti, Preta Ferreira, Vladimir Safatle, Paulo Galo, Jones Manoel, Chico César, Acácio Augusto, Jean Tible, Raquel Rolnik, Sérgio Amadeu, Leoni, Kaká Werá, Rubens Casara, Orlando Calheiros, Ava Rocha, Douglas Barros, Dani Mussi, Slam da Guilhermina e Cabaré Feminista e muito mais. Entre os autores internacionais, como Kristin Ross, Daniel Cohen, Atilio Borón, Mark Bray, Peter Gelderloos, Julieta Paredes e Toumani Kouyaté.
As conversas abordam temas urgentes, como a pandemia, a crise climática, as comunas latino-americanas, o atual estágio das lutas antifascistas até a legitimidade da violência revolucionária de Marighella e dos Panteras Negras.
Esse ano, a festa pirata também inaugura uma programação especial voltada para o público infantil. Pestinhas e Nenéns será um ciclo de pocket shows dos artistas Fera Neném, Mundo a Flora, Estúdios Xarabemba e Nina Neder. Já diretamente desde Paraty, onde acontece habitualmente a FLIPEI, em paralelo à FLIP, tem lugar a Rebelião Caiçara: com a presença dos artistas Bonifrate, Nega Pisô, Cirandeiros de Parati e Companhia Biwã de Teatro.
Para não perder nenhum debate (Papos Insurgentes), conferência (Conversas Revolucionárias) ou show (Cultura Incendiária), siga as redes da editora Autonomia Literária (@autonomialiteraria) e da FLIPEI (@flipeioficial). A programação completa está disponível em https://www.flipei.net.br