Passe Livre – As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização

Prefácio: Lucio Gregori
ISBN: 978-85-69536-59-8
Paginas: 154
Ano: 2019

R$44.90

SKU: 9788569536598 Categoria: Tags: ,

Sobre o autor

Daniel Santini

Daniel Santini tem se destacado como um dos principais pesquisadores sobre políticas públicas de Tarifa Zero no Brasil. É autor dos livros Sem Catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero (2024) e Passe Livre: as possibilidades da Tarifa Zero contra a Distopia da Uberização (2019), além de ter sido um dos organizadores do livro Mobilidade Antirracista (2021). Atua como coordenador de projetos na Fundação Rosa Luxemburgo, tendo participado da coordenação de três edições do encontro Transporte como Direito e Caminhos para a Tarifa Zero (Rio de Janeiro 2019, Minas Gerais 2022 e Brasília-DF 2023), principal evento para discussão de políticas relacionadas no país. Nos últimos anos participou a convite de audiências públicas sobre o tema nas Câmaras de Vereadores de São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Garopaba (SC) e na Assembleia Distrital do Distrito Federal (DF), além de ter realizado visitas técnicas e estudos específicos sobre os sistemas de Tarifa Zero de Caeté (MG), Caucaia (CE), Formosa (GO), Palmas (TO), Maricá (RJ), São Caetano do Sul (SC) e Vargem Grande Paulista (SP). No exterior, participou de eventos sobre Tarifa Zero na Estônia (2018) e na Bélgica(2023). É mestre e doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), onde estuda políticas universais de Tarifa Zero. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo Internacional pela mesma universidade (2010). Também estudou História na USP. É membro do Grupo de Pesquisa-Ensino-Extensão Rede Mobilidade Periferias (REDEMOPES).

Como a valorização do transporte coletivo pode ajudar a superar desafios crescentes para a mobilidade urbana e minimizar os impactos negativos de aplicativos baseados na precarização de direitos e na falta de regulamentação.

“Não é só por 20 centavos. Com este mote o Movimento Passe Livre convocou a população às ruas para protestar contra o aumento das tarifas de transporte coletivo em 2013. Defendendo a possibilidade da livre circulação na cidade, impedida pelas catracas, o chamado reverbera as lutas pelo direito à cidade que têm marcado o horizonte de movimentos sociais nestas primeiras décadas do terceiro milênio. Neste livro, a tarifa zero, política pública que traduz, na prática, uma das dimensões do acesso universal ao transporte, aparece não como horizonte utópico, mas como apresentação e discussão de experiências concretas em diversas cidades do mundo. Trata-se portanto de uma leitura importante para quem acredita que as políticas urbanas podem abandonar o senso comum e as receitas prontas e ousar reinventar a gestão da cidade.”

— Raquel Rolnik, urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Passe Livre – As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *