Do realismo capitalista ao comunismo ácido: o legado de Mark Fisher

Autor: Antonio Galvão
Prefácio: Alysson Mascaro
Revisão: Márcia Ohlson
Capa: Rodrigo Correa
Ano: 2023
Páginas: 184
ISBN: 978-85-69536-82-6

R$70.00

SKU: 978-85-69536-82-6 Categorias: ,

Sobre o autor

Antônio Galvão

Doutorando e Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP - Largo São Francisco. Juiz de Direito e Membro da AJD - Associação Juízes para a Democracia

Do realismo capitalista ao comunismo ácido: o legado de Mark Fisher é a primeira grande sistematização da obra desse importante teórico e crítico cultural inglês, que organiza e, ao mesmo tempo, respeita o caráter rebelde do pensamento de Fisher. O livro apresenta uma panorama geral da produção de “k-punk”, expondo seus principais conceitos, ideias e fases, bem como posicionando o autor dentro da arquitetura da tradição viva do Novo Marxismo, do debate aceleracionista e da crítica ao capitalismo, principalmente em sua regulação neoliberal.

A obra de Fisher é assim dividida em dois grandes eixos. O primeiro, o da crítica negativa, é designado como sendo o do realismo capitalista, em que esse notório conceito é aprofundado, expandido e atualizado, tendo por base as próprias ideias de Fisher, sobretudo aquelas expostas em uma série de textos, conferências e aulas ministradas em 2016. O outro eixo, que é o da hauntologia, conceito que, nas palavras de “k-punk”, seria aquilo que expõe e combate o realismo capitalista, corresponde à crítica positiva, que busca horizontes revolucionários a partir de um empuxo libidinal extraído de futuros perdidos e potencialidades ocultas do presente, culminando com ápice conceitual fisheriano que é o “comunismo ácido”, nome do prefácio do livro que Fisher, por conta de sua prematura morte, não teve oportunidade de escrever.

No entanto, lastreado em uma criteriosa pesquisa, na qual articulou marxismo, psicanálise e crítica cultural, Antonio Galvão foi capaz de expandir as ideias desse mítico fragmento, estruturando aquilo que pode ser chamado de “comunismo ácido ampliado”, apontando os possíveis caminhos que Fisher deixou de trilhar, mas que agora ficam mais fáceis de vislumbrar, revelando novos horizontes para as lutas do presente.


 

“O livro ‘Do realismo capitalismo ao comunismo ácido’ revela tanto uma didática de apresentação do pensamento de Mark Fisher para o público leitor que deseja aprofundar-se em sua obra quanto, também, seu confronto com as maiores exigências teóricas e de luta que o presente requer em face do capitalismo.”
– Alysson Mascaro

“De modo brilhante, Antonio nos trouxe nesse texto uma costura instigante que potencializa ainda mais o material bélico que Fisher nos legou.”
– Heribaldo Maia

“Um livro muito necessário e bem vindo, em que Antônio Galvão contextualiza e analisa de modo exemplar a obra e o legado de Mark Fisher – autor incontornável para compreender a fase atual do capitalismo e seus ‘sintomas mórbidos’.”
– Letícia Cesarino

“O livro de Antonio Galvão apresenta valiosa sistematização do legado intelectual de Mark Fisher, que engloba um vasto arco temático e conceitual, em constante diálogo com o marxismo e a psicanálise, focado especialmente em dissecar o arcabouço ideológico pós-fordista. Além disso, o autor desenvolve original leitura da construção teórica fisheriana – do realismo capitalista ao comunismo ácido – extraindo o que há de mais avançado das contribuições críticas do pensador inglês, de maneira a pôr em xeque não apenas o neoliberalismo, mas o próprio capitalismo. Trata-se, portanto, de obra indispensável tanto para os interessados em mergulhar no universo de Fisher quanto para os que buscam compreender aspectos fundamentais da subjetividade do presente, com vistas à construção da luta transformadora.”
– Juliana Paula Magalhães

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Do realismo capitalista ao comunismo ácido: o legado de Mark Fisher”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *