Quem somos

A editora Autonomia Literária é uma iniciativa editorial coletiva e autogerida por ativistas, intelectuais e acadêmicos. Ela busca organizar suas publicações em rede, por meio de financiamentos alternativos, junto com movimentos sociais, intelectuais, coletivos e novos portais de mídia independente.

Também é um projeto político, sem fins lucrativos e sem chefes, ensaiando alternativas para superar e desafiar as relações mercadológicas. Por isso, nossa parceria editorial junto a ativistas, intelectuais e movimentos sociais, tem como objetivo não só municiar e difundir o pensamento critico transformador, mas também de constituir novas formas de ação e produção em comum — rompendo a velha hierarquia entre editora e editados.

Trabalhamos em parceria com ativistas, intelectuais e acadêmicos, oriundos das Universidades paulista, como Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e Universidade de São Paulo (USP).

A iniciativa vem na esteira do deserto editorial incapaz de compreender os conflitos políticos e publicar, com coerência e cuidado, os principais títulos de autores e temas irreverentes. Em suma, por causa dos pequenos monopólios neste ramo de atividade, o potencial político que surge no século XXI está castrado editorialmente. Em tempos que se tenta reinventar a política, por que não reinventar uma editora?

A gráfica Grapihum, parceira no projeto, detêm selos de responsabilidade ambiental como o certificado FSC® (Forest Stewardship Council®).