Como nasce e morre o fascismo

Autora: Clara Zetkin
Prefácio: Maria Lygua Quartim
Orelha: Demian Melo
Edição: Aldo Sauda & Yuri Lueska
Tradução: Eli Moraes
Capa: Fabrício Lima
ISBN: 978-85-69536-46-8
Páginas: 128

R$50.00

SKU: 9788569536468 Categorias: ,

Sobre o autor

Clara Zetkin

Clara Zetkin (1857-1933) foi uma líder marxista alemã e amiga próxima de Rosa Luxemburgo. Militante feminista, impulsionou o primeiro Dia Internacional das Mulheres, em 1910. Na década seguinte a 1923 buscou construir uma frente única de luta contra a ascensão nazista na Alemanha.

“Os argumentos de Clara Zetkin em apoio às trabalhadoras contêm uma lógica que pode ser efetivamente empregada hoje em defesa dos programas de ação afirmativa, não só para as mulheres, mas também para os oprimidos racialmente.”
— Angela Davis

“Sob a pressão das massas e de suas necessidades, até mesmo os líderes fascistas são forçados a, minimamente, flertar com o proletariado revolucionário, ainda que não possuam por ele qualquer simpatia”.
— Clara Zetkin

A presença crescente de organizações fascistas e de extrema direita no Brasil e no mundo tem despertado interesse de uma nova geração de ativistas. Perguntas importantes tem surgido: o que é o fascismo? Por que ele é uma ameaça tão mortal? Como é possível combatê-lo? É possível neutralizá-lo?

Em 1923, o fascismo era um fenômeno recente que chegava ao poder na Itália. Diante de muita confusão e incerteza, a marxista alemã Clara Zetkin explicou a natureza deste novo perigo, propondo um amplo plano de unidade de todas as vitimas do capitalismo para combater a ameaça fascista.

Os escritos de Clara neste livro apresentam as primeiras análises sobre o fascismo e revelam as principais articulações de resistência contra ele.

Conheça Clara Zetkin, a feminista antifascista que impulsionou o Dia Internacional da Mulher

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Como nasce e morre o fascismo”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *