Escolhido um dos melhores livros do ano pelo Financial Times, Estado de São Paulo, Partido Comunista dos EUA e CounterPunch
Em 1965, o governo dos Estados Unidos ajudou o Exército indonésio a matar aproximadamente um milhão de civis inocentes – eliminando o maior partido comunista fora da China e da União Soviética e inspirando outros programas de terror semelhantes na Ásia, África e América Latina.
Nesta ousada e apreensiva história, Vincent Bevins extrai de documentos sigilosos recém desclassificados, pesquisas de arquivo e depoimentos de testemunhas oculares uma revelação chocante que atinge o mundo todo – inclusive o Brasil. Por décadas, acreditou-se que o mundo em desenvolvimento se moveu pacificamente para o sistema capitalista liderado pelos Estados Unidos. O Método Jacarta demonstra que o brutal extermínio de militantes de esquerda não armados foi fundamental para o triunfo final de Washington na Guerra Fria.
“Hipnotizante. O Método Jacarta enfrenta pontos polêmicos de modo persuasivo e bem embasado, mas o livro realmente desponta como obra de jornalismo investigativo, narrando a história da violenta intromissão dos EUA no sudeste asiático e na América Latina, por meio dos relatos de quem foi afetado por ela.”
– Jacobin
“De forma trágica, aquilo que todos acreditavam que tínhamos deixado no passado voltou a se espalhar mais uma vez pela América Latina. O Método Jacarta nos ajuda a entender o momento que o Brasil vive hoje e sua conexão com um esquema global bem maior.”
– Paulo Coelho, autor de O Alquimista e O Diário de um Mago
“Um dos melhores, mais informativos e esclarecedores livros sobre a CIA e sobre o modo como essa agência moldou o papel que os Estados Unidos desempenharam no mundo real, e não no mundo da propaganda.”
– Glenn Greenwald, The Intercept
“Bevins vai além da tradicional história da Guerra Fria sobre corridas armamentistas e intrigas. Ele levanta questionamentos necessários. Será que a mania anticomunista do século XX tornou o mundo mais seguro? E se sim, para quem?”
– Foreign Policy
“Bevins não é o primeiro a observar que a Guerra Fria frequentemente ateou fogo no Terceiro Mundo, mas ele se sobressai mostrando os custos humanos dessa épica luta ideológica.”
– The New Republic
“Bevins fez um registro poderoso de eventos da história da Indonésia que geralmente são retratados de um jeito confuso… O Método Jacarta fornece uma cronologia facilmente digerível desse sangrento período da história indonésia e mundial.”
– South China Morning Post
“Este é um livro provocativo e necessário, um guia essencial para quem busca uma compreensão mais profunda do nosso mundo imperfeito. Altamente recomendado.”
– Jon Lee Anderson, redator da New Yorker
Excelente… Ancora-se em uma história que a maioria dos americanos nunca aprendeu e provavelmente preferia esquecer.”
— Ishaan Tharoor, Washington Post
“Um serviço público que reúne tópicos descontínuos para criar uma nova história radical dos Estados Unidos no exterior.”
– Benjamin Moser, Wall Street Journal
Avaliações
Não há avaliações ainda.