Yanis Varoufakis assina com Autonomia Literária. Em breve, mais um best-seller em nosso catálogo

Yanis Varoufakis assina com Autonomia Literária. Em breve, mais um best-seller em nosso catálogo

Em meio ao caótico cenário que vive a Europa, onde a Troika tenta colocar a Grécia de joelhos, mas não sem a brava resistência do governo liderado pelo destemido Syriza, a editora Autonomia Literária tem o prazer de anunciar que já está traduzindo o Minotauro Global, best-seller do Ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis.

Na obra, Varoufakis, um dos expoentes da nova esquerda grega, destrói o mito de que a regulamentação dos bancos é ineficaz para a saúde econômica. Com rigor e clareza, e mais de 300 paginas de gráficos, analogias mitologias e sacadas filosóficas, Varoufakis demonstra como a ganância global do setor financeiro foi a principal causa da última crise econômica.

Assim, ele  identifica os sintomas de um mal-estar mais profundo — e devastador! — do que as crises de 1929 e 1970, momento em que o “Minotauro Global” nasceu. Nenhuma metáfora poderia ser melhor: o minotauro é, não por acaso, a figura mítica que servia de guardião para o labirinto de Creta, o símbolo da ordem real daquele lugar — e nada melhor do que um labirinto, e um labirinto guardado, para simbolizar a falta de saídas do nosso tempo.

O aprofundamento da crise de hoje na Europa é apenas um dos sintomas inevitáveis do enfraquecido Minotauro; de um sistema global naturalmente insustentável e economicamente desequilibrado. Varoufakis vai além: apontando as opções para introduzir a racionalidade numa ordem econômica altamente irracional.

Quis o destino que Varoufakis, um dos maiores intelectuais do nosso tempo a se debruçar mais seriamente sobre a crise de 2008 se tornasse, ironicamente, o ministro da economia do país que se tornaria, anos mais tarde, o olho do furacão dos desdobramentos da mesma crise; hoje, a Grécia, não pelo tamanho de sua economia, mas pela intensidade dos eventos que lá se passam tem esse inequívoco protagonismo.

Tudo isso torna o Minotauro Global, a obra seminal para entender os eventos socioeconômicos — e as maquinações políticas — das histórias que moldaram o mundo como nós o conhecemos agora.

VEJA NOSSO CATÁLOGO COMPLETO AQUI

Leave a Reply

*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.